Uma forma organizada e muito bem planejada de aumentar o faturamento da sua empresa

Para alcançar melhor resultado final global dentro de sua empresa, o ideal é buscar maneiras sólidas e eficazes de reduzir os custos do negócio. Isso deve ser feito sem que ocorra, é claro, uma baixa de produtividade ou qualidade nos produtos e serviços que oferece. Os custos de armazenagem que você tem, por exemplo, podem ser amplamente reduzidos utilizando-se a armazenagem logística.

Layout do local de armazenagem

A forma como acontece a armazenagem é um ponto importante para a definição do custo. Ao se trabalhar com grandes estoques, consequentemente há dispêndios maiores de movimentação, exigindo equipamentos e mão de obra em maior quantidade. Porém, o custo de transporte será menor, ocasionalmente.

Diminuir o tamanho do espaço de armazenamento é uma forma de reduzir esses custos. Mas, para isso, serão necessários mais traslados de matéria-prima. O ideal é balancear os dois casos e optar pelo plano que for mais viável para a empresa atualmente.

A redução dos custos de armazenagem ainda pode vir da coordenação entre suprimentos e demandas, preferindo-se estocar produtos sazonais para que não seja necessário comprá-los fora de época — com preços mais altos. A temperatura para preservar esse material também garante a maior durabilidade e diminui as perdas.

A forma que a mercadoria chega ao consumidor também influencia nos custos logísticos, já que o transporte final está diretamente envolvido com a demanda de tais itens. Incentivar a busca por suas mercadorias através de um marketing eficaz pode fazer com que elas acabem sendo vendidas mais rapidamente, evitando um estoque parado.

Manuseio dos produtos na armazenagem

Outro custo relativamente alto é o relacionado ao manuseio na armazenagem. Todavia, a mão de obra é um passivo necessário, já que, apesar de toda tecnologia recente, é imperativo que haja pessoas para fazer determinados serviços.

Gastos com manuseios podem ser reduzidos. No entanto, apenas se forem organizados e planejados de maneira apropriada. Começando-se pelos equipamentos de movimentação utilizados, que devem seguir um padrão adequado, para não ter problemas. É interessante também levar em consideração a capacidade dos equipamentos e utilizá-los sem abusão, evitando-se acidentes e avarias.

O espaço utilizado pela armazenagem também deve ser otimizado, garantindo, por exemplo, que os equipamentos circulem sem causar danos aos materiais. O fluxo de produtos precisa ser contínuo. As identificações corretas podem ser bastante úteis nesse momento.

O armazenamento em um self storage

Um self storage oferece aluguel de boxes tanto para pessoa física, quanto para pessoa jurídica. Empresas utilizam muito esse método de armazenagem para guardar suas máquinas, móveis e documentos.

Existe também a opção de utilizar os boxes para armazenagem de materiais, economizando os espaços de armazenagem dentro das empresas e fábricas. A Guardex proporciona espaços de vários tamanhos, dependendo da necessidade do cliente.

Outra vantagem de armazenar materiais em um self storage é a segurança que o local oferece. Ninguém tem acesso ao que está guardado no box, apenas o locatório e as pessoas que ele autorizar. A flexibilidade no contrato também é de grande vantagem, já que é possível mudar de box de acordo com a necessidade de maior área ou mais tempo para guardar os itens.

O seu acesso aos materiais no box é livre dentro de horário comercial. Se precisar de algo que está lá, basta ir e retirar, sem a necessidade de marcar horário com a administração do lugar.